6 Dicas sobre fraldas, para Papais!

6 Dicas sobre fraldas, para Papais! />

Trocar a fralda de um bebê é uma arte. Sim, é o momento em que você coloca à prova sua capacidade de lidar com seus “nojinhos”. Podemos dizer que é o batismo de fogo dos pais e das mães. Ou, especialmente, do pai.

Você tenta entender como aquela criaturinha tão linda e meiga pode produzir tanta sujeira. Mas, passado o susto inicial e o tempo, você acaba se acostumando e a troca de fraldas se torna algo super normal e o assunto passa a ser debatido na mesa do café, do almoço ou em conversas com os amigos – sim, quando você supera o nojinho não há hora e lugar para falar sobre isso.

Mas vamos ao que interessa: separamos algumas dicas para auxiliar os papais na hora da troca de fraldas dos bebês.

Primeiramente, não é qualquer fralda que serve no seu filho. Por isso é bastante importante prestar atenção às embalagens e escolher a que tem tamanho adequado. Convenhamos que essa é uma tarefa bem fácil. Para lembrar: uma fralda muito justa vai irritar e machucar o bebê e uma fralda muito frouxa vai causar vazamentos – e ninguém aqui quer isso, ok?

Em segundo lugar, há uma série de produtos que você deve manter por perto na hora de trocar a fralda: Algodão, água morna, fralda limpa, pomada contra assaduras e cotonete.

Com o tempo você desenvolve seu próprio método de trocar a fralda. Porém, há algumas regras básicas que, se você seguir, não tem como dar errado:

  • Dica 1: o lado certo da fralda

Para quem ainda está se familiarizando com isso, a parte que tem as fitas adesivas fica nas costas. Simples.

  • Dica 2: Sempre esteja em contato com o bebê

Essa é uma regra de ouro. Na hora de troca da fralda, sua mão sempre deve estar em contato com o bebê. Isso evita pequenos e grandes acidentes, como quedas, por exemplo.

  • Dica 3: Local

Quando você se acostumar, qualquer lugar é o ideal para trocar o bebê. Brincadeiras à parte, você deve trocar o bebê em uma superfície limpa e macia. Geralmente se usa um trocador embaixo da criança para evitar sujar a superfície onde você está executando o trabalho. Mas procure sempre um local que seja confortável para o bebê.

  • Dica 4: A hora da verdade

Abra a fralda suja (tente não respirar...) passe ela no bumbum do bebê para limpar boa parte da sujeira. Depois, feche ela como se fosse um pacote, prendendo com as próprias fitas. Antes de iniciar essa parte, muitas mães já gostam de colocar uma fralda limpa aberta debaixo da criança. Isso ajuda evitar pequenos acidentes, como vazamentos.

  • Dica 5: limpeza

Agora é a hora de caprichar pra valer. Passe o algodão com água morna ou o lencinho umedecido para limpar o xixi e o cocô. Use quantos algodões ou lencinhos forem necessários. Cuidado com as dobrinhas. No fim, seque bem a pele da criança. Após isso, passe o creme contra assadura e espalhe bem. Após essa etapa, feche a fralda limpa.

  • Dica 6: de amigo

Se quiser evitar mau cheiro pela casa, pegue a fralda suja (principalmente se for de cocô), coloque em um saquinho de lixo e leve para um lixeiro fora da casa.